Livros
Esta obra é um livro adaptado com uma história muito simples e objetiva, acompanhada por gravuras concretas. Pretende constituir um recurso prático para a promoção do interesse pelos livros e pela leitura.
|
Este livro é um compêndio de uma série de exercícios práticos, fruto da experiencia obtida no trabalho diário com crianças com PEA. Pretende constituir um recurso prático para a estimulação de competências cognitivas e linguísticas que, por sua vez, irão promover competências comunicacionais. |
Referido pelo The Times como «um dos melhores livros de 2003» O Estranho Caso do Cão Morto é muito divertido. Conta a história de Christopher Boone, um miúdo autista, com apenas 15 anos que vive enredado no seu próprio mundo, longe de tudo e de todos. Possui uma memória fotográfica e é um aluno excelente a matemática e a ciências mas detesta o amarelo e o castanho e não suporta que alguém lhe toque. Absorvido pela sua doença, Christopher desperta um dia quando encontra o cão da sua vizinha morto, no meio do jardim, com uma forquilha atravessada. A partir daqui nunca mais será o mesmo pois só descansará quando descobrir quem cometeu tão atroz crime. |
O presente livro, constituído por 33 capítulos, relata o percurso da autora, na procura de soluções para resolver o problema com que se confrontou, após ter sido diagnosticado autismo ao seu filho de 2 anos de idade. No prefácio, Cristina Sales, directora do Centro Avançado de Diagnóstico Funcional, uma das maiores especialistas nacionais em doenças do espectro do autismo, refere que o autismo aumentou entre três a dez vezes nas duas últimas décadas e que as perturbações daí decorrentes comprometem de forma profunda a capacidade cognitiva e o desenvolvimento comportamental das crianças. Identifica as mais relevantes alterações patológicas a nível do autismo e relata que os diferentes graus de recuperação dependem tanto da resposta individual quanto da possibilidade de recuperação metabólica ou funcional orgânica. O livro termina com orientações aos pais para ultrapassar os problemas e orientá-los quanto a terapias e tratamentos e inclui um directório de contactos e serviços em Portugal, assim como a "Carta para as Pessoas com Autismo". |
O presente manual prático de intervenção nas perturbações do espectro do autismo (PEA) pretende transmitir a informação de que as PEA são uma patologia do neurodesenvolvimento que exige uma intervenção muito precoce, de carácter intensivo e multidisciplinar. Assim, tem por objetivo partilhar o conhecimento teórico e prático sobre as PEA e a sua intervenção, dando a conhecer as diversas actividades construídas e adaptadas para as várias crianças que já passaram pelo programa PIPA – Programa Integrado Para o Autismo desenvolvido nos últimos anos no Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes. Pretende-se que, tanto os profissionais de saúde e terapeutas, como os educadores, professores e pais, compreendam a necessidade de os materiais terem de ser construídos à medida de cada criança para que, em cada etapa do desenvolvimento, seja feita a estimulação correta. Esta individualização permite que a criança com PEA possa evoluir e desenvolver-se de forma mais ajustada, conseguindo fazer as aprendizagens de modo a ter a autonomia e integração social e profissional na sociedade. |
Compreender o Autismo fornece um vasto conjunto de estratégias para trabalhar com alunos com perturbações do espectro do autismo e problemas comportamentais associados.A autora descreve uma série de métodos funcionais e eficazes que ajudarão os professores a promoverem a inclusão, a comunicação na sala de aula e a recompensar os progressos. Adaptadas aos contextos pré-escolar, básico e secundário em escolas regulares, estas técnicas também enfatizam a necessidade de uma abordagem de trabalho consistente, tanto na escola com em casa. Este livro é um óptimo recurso para quem luta diariamente pela inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo e pelo aumento da sua independência, associada ao reforço do apoio de que necessitam e a que têm direito. |
As presentes normas orientadoras para as Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (UEEA) constituem-se como um conjunto de princípios orientadores e de estratégias pedagógicas a implementar e pretendem ser um instrumento de apoio na organização e na gestão das referidas unidades. |