Perturbações do Espectro do Autismo

As Perturbações do espectro do Autismo (PEA) são uma das mais graves perturbações do desenvolvimento, resultando numa incapacidade que se prolonga por toda a vida.
Caracterizam-se por dificuldades específicas ao nível da comunicação, da interação social e variedade restrita de interesses e alterações de comportamento.

Todas as pessoas com PEA são diferentes, mas de um modo geral apresentam dificuldades ao nível da comunicação social e interação social:

  • Problemas ao nível da interação social (conversação, partilha de interesses, emoções, problemas nas respostas sociais);
  • Problemas na comunicação não verbal usada na interação social (dificuldades no contato ocular, postura corporal, gestos, expressões faciais);
  • Problemas em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento, ajustar o comportamento a diferentes contextos sociais, dificuldades no jogo imaginativo, em fazer amigos, falta de interesse nas pessoas.

Revelam comportamentos estereotipados, interesses e/ou atividades restritas:

  • Discurso repetitivo e estereotipado, movimentos motores repetitivos e estereotipados, uso de objetos repetitivo e estereotipado;
  • Adesão excessiva a rotinas, comportamentos verbais e não verbais ritualizados, resistência à mudança e pensamento rígido;
  • Interesses fixos e restritos;
  • Hiper ou hipossensibilidade ou comportamentos sensoriais atípicos (aparente insensibilidade à dor/frio/calor, resposta exacerbada a sons ou texturas, cheiro ou toque execssivo em objetos).

Todas as pessoas com PEA revelam alterações nestas duas áreas, no entanto, apresentam características muito diferentes entre si.

in DSM 5 (American Psychiatric Association)

sinais alerta