Centro de Atividades Ocupacionais

O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para clientes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma resposta social, desenvolvida através de um equipamento de serviços especializados, destinado ao apoio de pessoas com autismo e problemáticas associadas com idade igual ou superior a 16 anos. Os jovens e adultos integrados no CAO apresentam capacidades que não permitem, temporária ou permanentemente, o exercício de uma atividade produtiva. Tem como principal objetivo promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade através do desempenho de atividades socialmente úteis, sempre que possível na comunidade, com vista ao desenvolvimento das capacidades dos indivíduos, como seres ativos e criativos.

O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da AMA é desenvolvido na R. 20 de Janeiro de 1848, serra Alta, 4935-088 Darque, Viana do Castelo (Lugar do Giestal, Darque).
Com o intuito de prestar os serviços mais adequados, a AMA conta com uma equipa técnica especializada em PEA, bem como um leque de atividades que estimulam o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. São desenvolvidas atividades socialmente úteis e atividades estritamente ocupacionais. As primeiras proporcionam valorização pessoal e o máximo aproveitamento das suas capacidades tentando, sempre que possível, uma transição para programas de integração socio-profissional. Nas segundas são elaboradas atividades que visam manter a pessoa ativa e interessada, favorecendo o seu equilíbrio e bem-estar biopsicossocial e emocional. A par das atividades acima referidas desenvolvemos atividades para o treino de competências ao nível das AVD (atividades da vida diária), AVDI (atividades da vida instrumental), multimédia, jardinagem e bricolagem. Ao mesmo tempo implementamos atividades desportivas diariamente de forma a promover a saúde e o bem-estar dos nossos clientes.
Estas atividades são desenvolvidas nas instalações do CAO, bem como em equipamentos da comunidade através de parcerias com outras instituições, associações e autarquias.
Em suma, o CAO da Fundação AMA, na sua actuação, tem como principais objectivos:

1. Integrar jovens e adultos com idade igual ou superior a 16 anos e com PEA;
  2. Assegurar a satisfação das necessidades dos clientes e das suas famílias;
  3. Prestar cuidados de natureza psicossocial aos clientes e suas famílias;
  4. Desenvolver actividades de ocupacionais, nomeadamente actividades socialmente úteis e actividades estritamente ocupacionais.
  5. Garantir o acompanhamento terapêutico aos jovens integrados nesta valência através dos serviços de psicologia, terapia ocupacional, terapia da fala e psicomotricidade.