Natação

A intervenção em meio aquático é uma abordagem terapêutica desenvolvida de acordo com as bases cientí­ficas da teoria hidrodinâmica. A realização de atividades terapêuticas no meio aquático facilita a aquisição de novas competências fundamentais para o desenvolvimento harmonioso da criança/jovem com PEA. As sessões são orientadas de acordo com os objetivos a serem desenvolvidos, podendo incidir a vários níveis: cognição, competências motoras, comunicação, interação social, autonomia, sensorial, …

Natação Estruturada

As aulas de natação estruturada são uma forma mais específica de intervenção em meio aquático, sendo uma estratégia de intervenção criada e posteriormente patenteada pelo Fundação AMA. Esta metodologia baseia-se na metodologia TEACCH, num Ensino Estruturado, que se centra nas áreas mais fortes, frequentemente, encontradas nas crianças com autismo, tais como, o processamento visual, adesão a rotinas e interesses específicos.

Tem como objectivos dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam deslocar-se autonomamente no meio aquático, sem ser necessariamente através de um padrão de nado estilizado (crol, costas, bruços ou mariposa); aumentar os tempos de atenção partilhada, de interacção social, de contacto ocular e o desenvolvimento dos tempos de concentração e de interesse pelas actividades e materiais propostos; desenvolver competências psicomotoras através de actividades que promovam as suas capacidades cognitivas e motoras; promover competências de comunicação e linguagem recorrendo a um sistema baseado na informação visual. Consiste basicamente num sistema de organização do espaço, do tempo, dos materiais e das actividades, com definição clara de tarefas (como, quando e quanto) e com rotinas e regras explícitas.